quinta-feira, 15 de março de 2012

Curiosidades sobre a tecelagem

Depois de algum tempo de pesquisa, eu vou falar um pouco daquele pano que temos em casa algures atirado e pouco usado, na maior parte das famílias africanas este é um item que mesmo sem querer para muitos acabamos por ter em casa, algumas têm porque gostam e algumas outras simplesmente por acaso.

Falo do pano africano que na sua maior parte das veses contém estampas muito coloridas e interessantes que chegam a despertar muita curiosidade. Escolhi falar da estampa Andikra e da técnica usada para fazer as estampas nos tecidos. Muitas podem vir a perguntar o porque desta estampa se cá em Angola tambem temos tecidos muito bonitos e bem populares? Porque é um tipo de estampa aonde são usados alguns dos grandes simbolos Africanos.

                                                      [Dwennimmen+-+humanidade+forte.gif]  Humanidade forte




 `Andikra´ que significa `adeus´ em Twi, que constitui um código de conhecimento referente às crenças e a história do povo Ganense. A escrita dos simbolos `Adrinka´ reflete um sistema de valores  humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia, determinação e muitos outros.

                                   

No início da prática desta actividade o material usado para fazer a estampa nos tecidos eram cacos de cabaças préviamente esculpidos com os desenhos dos simbolos, que eram usados como carimbos sobre os tecídos, uma tinta estraída da àrvore Kuntunkuni e a clara de ovo que auxiliava no brilho.
A tecelagem dos tecidos era considerado um trabalho ardivo pelo que era somente feito por homens. Mas isso foi no Sec.17 quando esta técnica foi introduzida no Império Ashanti (Akan) Ghana. Nos dias de hoje nós mulheres já participamos na tecelagem dos tecidos africanos que são particularmente Lindos.


Sem comentários:

Enviar um comentário